Facebook Instagram
Na força da tradição, o máximo do nelore

Ao longo de 49 anos dedicados à seleção da raça nelore, a Fazenda do Sabiá, localizada em Capitólio (MG), formou um dos maiores patrimônios genéticos do país. O reconhecimento pela qualidade e constante evolução é notório nas pistas de julgamento e nos leilões. Um trabalho conduzido em família e comandado hoje pelo filho caçula, Beto Mendes. Grandes campeões e animais destacados no mercado pertencem ao criatório ou são descendentes desta nobre linhagem.
A presença consecutiva nas primeiras colocações do ranking nacional da ACNB, seja como melhor criador ou expositor, comprova a solidez da marca. Os machos e fêmeas, crias da Sabiá, acumulam um histórico de sucesso, com diversos Grandes Campeonatos e premiações nas principais exposições agropecuárias. Na Expozebu 2008, com exceção de dois reservados campeões, todos os campeões e reservados carregavam nas veias a genética Sabiá. Com profissionalismo, dedicação e investimentos tecnológicos a Sabiá produz animais que reúnem beleza racial, harmonia e carcaça bem desenvolvida. Reprodutores como Legat, Tatcher, Bvlgari, Pitman e Óvni contribuem para o aprimoramento genético da pecuária seletiva e do rebanho comercial brasileiro. Muitas estrelas do plantel são consideradas ícones da raça nelore, como Betina, Tajayama, Cristal, Ryatna, Taibhara, Filadélfia, Kashimira, Eternity, Ermida, Alphorria e Cantarina. Como diz o ditado “a união faz a força” e é por isso que os proprietários da Fazenda do Sabiá sempre fazem questão de compartilhar as vitórias alcançadas com toda a sua equipe de trabalho.

Para conhecer mais acesse: www.fazendadosabia.com.br


Empresário e criador, Pedro Novis tem uma ligação antiga com o meio rural. Ele presidiu, por 7 anos, o grupo Odebrecht, mas a carreira profissional em um dos maiores grupos empresariais do país durou 45 anos. O tempo de seleção da raça nelore é menor: são 23 anos. Por outro lado, as raízes vêm do campo. Ele foi criado em uma fazenda no Recôncavo Baiano. Em meados da década de 50 seu avô e seu pai começaram a investir no nelore, adquirindo animais da seleção OM. E foi através dessa marca e das linhagens Akasamu e Padhu que, em 1994, ele iniciou o trabalho seletivo na Fazenda Guadalupe, na região de Araçatuba (SP). O projeto foi implantado por um de seus filhos, André Novis. Atualmente, as atividades agropecuárias da família Novis são coordenadas por Pedro e seu filho Pedrinho. A gestão operacional é liderada pelo engenheiro agrônomo Leandro Fregonezi. A Fazenda Guadalupe vem revelando animais consagrados, como a Grande Campeã Nacional Essência TE da Guadalupe, vendida em 2001, por preço recorde, para Unimar. Além da Essência (filha da Hierarca ED do Arrojo, arrematada pela Guadalupe em 1996), o criatório já produziu diversos campeões como Jupiá, Espuma, Innsbruck, Missoni TE Guadalupe e Maksoud. Em 2007, a Guadalupe realizou seu primeiro leilão de elite. Hoje, o plantel da fazenda conta com 40 doadoras e 300 matrizes PO. A produção anual é de cerca de 500 bezerros. A genética diferenciada lhe garantiu o 4º lugar nos rankings da ACNB 2008/2009 de melhor criador e expositor da raça.

Para conhecer mais acesse: www.fazendaguadalupe.com.br


O Grupo Monte Verde é um dos mais importantes e atuantes na moderna pecuária brasileira. Sob o comando do Zootecnista Felipe Picciani, junto com uma equipe de especialistas em sanidade animal e reprodução assistida, há 33 anos o Grupo vem se destacando em qualidade no Zebu, principalmente no gado Nelore, onde tudo começou com a aquisição de umas das matrizes mais importantes da raça em todos os tempos, BILARA DA NI.
Os frutos do trabalho de seleção genética estão hoje espalhados por sete unidades em três estados da federação: Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais, onde dispondo de equipamentos e tecnologia de vanguarda, totaliza hoje 34.901 hectares.
Entrando agora como promotor no Grupo Noite dos Campeões, mas assíduo vendedor e comprador nos últimos anos, a Monte Verde possui 15 leilões próprios ao longo do ano, onde disponibiliza sua disputada genética ao mercado. Para Felipe Picciani, “fazer parte do Noite dos Campeões como promotor é como se fosse um prêmio pela dedicação e resultados alcançados pelo Grupo ao longo de mais de três décadas de Seleção no Nelore.”

Para conhecer mais acesse: www.grupomonteverde.com.br